Rpg Maker BRasil
RPG Maker Brasil - RMBR

Seja Bem vindo ao Forúm! Faça seu cadastro e desfrute sobre o mundo do RPG Maker!
P.S.: PARA MELHOR VIZUALIZAÇÃO DO FORUM SEM BUGS, RECOMENDO QUE USEM O MOZILLA FIREFOX OU O GOOGLE CHROME!
Rpg Maker BRasil

Evoluindo cada vez mais!


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

HenRyqUéè

avatar
Administrador
Avaliador
Helper
Nome: Movimento NPC em Grid
Descrição: Como fazer um NPC em grid sem travar
Nível: Iniciante/Intermediário
Requerimentos: GM6, GM7, GM8 Lite/Pro

Olá Amigos do Game Maker Millenium!

Vou ensinar a fazer um movimento de NPCs em grid, por que as vezes, na colisão entre player e npc, pode travar tudo, Vou usar algumas imagens para explicar...

Vamos dizer que o player seja o quadrado vermelho e o NPC seja o azul.

Eles só poderão ir para outro quadrado se estiverem alinhados a grade( e o caminho esteja livre)
Mas caso eles estivessem fora da grade, olhem o que iria acontecer...

Como eles só podem se mover se estiverem alinhados a grade, ficariam presos.
Mas eu pensei e achei uma solução:
O objeto se move sempre alinhado a grid( no tutorial irei usar uma grid 32x32) e o sprite segue o objeto.
Ai você pergunta: "Você bebeu? O.o"
E eu respondo: "Não, não bebi. Agora veja o tutorial e irá entender o que eu disse"

Vamos Começar!
Primeiro, faça o objeto do NPC. No evento create coloque o código:
Código:
spr_x=xstart
spr_y=ystart
dir_x=0
dir_y=0
dir=0
Explicando:
spr_x=xstart
spr_y=ystart

Estas são as variáveis que definem as posições x e y da sprite.
dir_x=0
dir_y=0

São as variáveis que definem para qual direção a sprite deve ir.
dir=0
Variável que define para qual direção o objeto deve ir.

Agora no evento Step Coloque o seguinte código
Código:
if spr_x=x and spr_y=y
{
    dir=choose(1,2,3,4)
}
if dir=1 and place_free(x,y+32)
{
    y+=32;
    dir=0;
    dir_y=1;
    dir_x=0
}
if dir=2 and place_free(x-32,y)
{
    x-=32;
    dir=0;
    dir_x=1;
    dir_y=0
}
if dir=3 and place_free(x,y-32)
{
    y-=32;
    dir=0;
    dir_y=2;
    dir_x=0
}
if dir=4 and place_free(x+32,y)
{
    x+=32;
    dir=0;
    dir_x=2;
    dir_y=0
}
if dir=1 and not place_free(x,y+32) dir=2;
if dir=2 and not place_free(x-32,y) dir=3;
if dir=3 and not place_free(x,y-32) dir=4;
if dir=4 and not place_free(x+32,y) dir=1;
if dir_y=1
{
    spr_y+=1;
    sprite_index=spr_para_baixo;
}
if dir_x=1
{
    spr_x-=1;
    sprite_index=spr_para_esquerda;
}
if dir_y=2
{
    spr_y-=1;
    sprite_index=spr_para_cima;
}
if dir_x=2
{
    spr_x+=1;
    sprite_index=spr_para_direita;
}
if dir_y=0 spr_y=y;
if dir_x=0 spr_x=x;
if spr_y=y+33
{
    y=spr_y;
    x=spr_x;
}
if spr_y=x-33
{
    y=spr_y;
    x=spr_x;
}
if spr_y=y-33
{
    y=spr_y;
    x=spr_x;
}
if spr_y=y+33
{
    y=spr_y;
    x=spr_x;
}
Explicando:
if spr_x=x and spr_y=y
{
dir=choose(1,2,3,4)
}

Quando as posições x e y da sprite forem as mesma do objeto
a variável dir terá um valor aleatório de 1 a 4
if dir=1 and place_free(x,y+32)
{
y+=32;
dir=0;
dir_y=1;
dir_x=0
}

Se dir for igual a 0 o y do objeto aumenta 32, cancela a variável dir para que esta ação não se repita e torna a direção do sprite para baixo.
O mesmo se repete com as ações seguintes:
if dir=2 and place_free(x-32,y)
{
x-=32;
dir=0;
dir_x=1;
dir_y=0
}

Para a esquerda

if dir=3 and place_free(x,y-32)
{
y-=32;
dir=0;
dir_y=2;
dir_x=0
}

Para cima

if dir=4 and place_free(x+32,y)
{
x+=32;
dir=0;
dir_x=2;
dir_y=0
}

Para a direita

if dir=1 and not place_free(x,y+32) dir=2;
if dir=2 and not place_free(x-32,y) dir=3;
if dir=3 and not place_free(x,y-32) dir=4;
if dir=4 and not place_free(x+32,y) dir=1;

Se na direção do objeto houver algum obstáculo, ele escolhe outra direção

if dir_y=1
{
spr_y+=1;
sprite_index=spr_para_baixo;
}

Se a direção do sprite for para baixo, a posição y do sprite aumenta de 1 em 1 e muda a sprite para spr_para_baixo
O mesmo ocorre com as seguintes ações:
if dir_x=1
{
spr_x-=1;
sprite_index=spr_para_esquerda;
}

Para a esquerda

if dir_y=2
{
spr_y-=1;
sprite_index=spr_para_cima;
}

Para cima

if dir_x=2
{
spr_x+=1;
sprite_index=spr_para_direita;
}

Para a direita

if dir_y=0 spr_y=y

Se a direção do sprite não for para cima ou para baixo, a posição y do sprite é a mesma do objeto
if dir_x=0 spr_x=x;
Se a direção do sprite não for para esquerda ou direita, a posição x do sprite é a mesma do objeto

if spr_y=y+33
{
y=spr_y;
x=spr_x;
}
if spr_y=x-33
{
y=spr_y;
x=spr_x;
}
if spr_y=y-33
{
y=spr_y;
x=spr_x;
}
if spr_y=y+33
{
y=spr_y;
x=spr_x;
}

Esses códigos evitam que a sprite saia andando descontrolada para os lados

Por último, coloque no Draw
Código:
draw_sprite(sprite_index,image_index,spr_x,spr_y)
Isso faz com que o sprite seja desenhado de acordo com as variáveis spr_x e spr_y
Agora um imagem para ver como funciona:

A parte azul representa a mask do objeto, o sprite vai em sua direção, e quando a posição de ambos é igual, o objeto se move para uma posição aleatória e repete todo o processo.

E o tutorial fica por aqui...
Espero que tenham gostado e entendido os códigos!

さよぅなら!

http://rmbr.forumeiros.com/

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum