Rpg Maker BRasil
RPG Maker Brasil - RMBR

Seja Bem vindo ao Forúm! Faça seu cadastro e desfrute sobre o mundo do RPG Maker!
P.S.: PARA MELHOR VIZUALIZAÇÃO DO FORUM SEM BUGS, RECOMENDO QUE USEM O MOZILLA FIREFOX OU O GOOGLE CHROME!
Rpg Maker BRasil
RPG Maker Brasil - RMBR

Seja Bem vindo ao Forúm! Faça seu cadastro e desfrute sobre o mundo do RPG Maker!
P.S.: PARA MELHOR VIZUALIZAÇÃO DO FORUM SEM BUGS, RECOMENDO QUE USEM O MOZILLA FIREFOX OU O GOOGLE CHROME!
Rpg Maker BRasil

Evoluindo cada vez mais!


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

HenRyqUéè

HenRyqUéè
Administrador
Avaliador
Helper
Nome: Modo de seleção por area
Descrição: seleciona os objetos dentro da area de um retangulo
Nível de dificuldade: mediano
Requerimentos: Versão do GM 6/7/8 - Pro/Lite
Desenvolvimento: Tutorial em si


.Nesse tutorial eu vou ensinar como criar um sistema para selecionar um conjunto de objetos dentro de uma area...sabe quando voce da dois cliques na tela e arrasta formando assim um retangulo,ai quando voce solta o botao os objetos que estavam dentro desse retangulo estão selecionados...

Criando as variaveis

.Para começar vamos criar um objeto que se chamara obj_selecionador,em create do obj_selecionador voce ira criar as variaveis

Código:
 global.X1=mouse_x
  global.X2=mouse_x
  global.Y1=mouse_y
  global.Y2=mouse_y
.Essas variaveis é que vão representar as quatro pontas do retangulo.

Código:
  cliques=0
// quntidade de cliques com o mouse

Criando o retangulo

em alarm[0]
.Vamos colocar em alarma[0]do obj_selecionador
Código:
cliques=0
.Isso é necessaroi para que seja feito duplo_clique leia os codigos a seguir e você vai entender.

.A partir daqui o codigo sera feito em draw do obj_selecionador

O segundo clique do mouse...
Código:
 if cliques=1 and mouse_check_button_pressed(mb_left)
    {cliques+=1 with(all){selecionado=false if variable_local_exists('selecionavel') and
    (((x>global.X1 and x<global.X2)or (x<global.X1 and x>global.X2))and ((y>global.Y1 and y<global.y2)or (y>global.Y1 and y>global.Y2)))
    {selecionado=1}}}

.O quê fizemos,with(all)=Todos os objetos,ou seja todos os objetos executarão o codigo que fizemos,nenhum objeto começara selecionado,mas como nem sempre todos podem
ser selecionados,em create dos objetos que poderão ser selecionados você ira criar a variavel 'selecionavel',de qualquer valor a ela
basta apenas que ela exista.Então todos os objetos que tiverem a variavel selecionavel ira verificar se esta entre as posiçôes
(global.X1 global.X2)e entre(global.Y1 global.Y2) caso esteja selecionado=1.O objeto estara pré selecionado,ele só sera selecionado quando soltar o mouse.

.Mas porque verificamos primeiro se cliques é igual a '1' e não se cliques é igual a zero?Pelo seguinte motivo se fizessemos o contrairio
ao clicar com o mouse pela primeira vez codigo checaria que "cliques=0" e aumentaria "cliques=1" e logo em seguida viria o codigo do segundo clique e como
ja aumentamos o valor da variavel "cliques"para '1' também executaria o codigo do segundo clique,ou seja daria dois cliques em um unico clique do mouse.Então
primeiro perguntamos se 'clique' é igual a '1' e depois se 'cliques' é igual a '0'.

Criando o retangulo

.Vamos marcar as posicões global.X1 e global.Y1

Código:
  if cliques=0 and mouse_check_button_pressed(mb_left)
        {cliques+=1 global.X1=mouse_x; global.Y1=mouse_y; alarm[0]=room_speed*1}
.Nós criamos um alarm de um segundo para que seja dado um duplo clique,ao passar um segundo 'cliques' volta a ser '0'.E coloquei um segundo,mas voce pode
colocar quyanto quiser.

.Vamos marcar as posições global.X2 e global.Y2

Código:
if cliques=1{global.X2=mouse_x; global.Y1=mouse_y;}

Desenhado o retangulo

Código:
  draw_rectangle(global.X1,global.Y1,global.X2,global.Y2,1)

finalizando o codigo se cliques for igual a 2 e voce soltar o botão do mouse finalizaremos o processo de seleção.

Código:
        if mouse_check_button_released(mb_left)and cliques=2{cliques=0 with(all){if selecionado=1 {selecionado=2}}

.Então para os objetos executar algum comando somente quando estiverem selecionados.basta fazer assim...
Código:
 if selecionado=2{aqui coloca o comando que voce quer que ele execute}



.Em caso de erros ou duvidas me avisem por favor...

P.S.: ESSE TUTO FOI CRIADO PELO USUARIO THYAGO, NAO É DE HENRIQUE!

https://rmbr.forumeiros.com/

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos