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1Usando Arrays (POR JV JUSTINO) Empty Usando Arrays (POR JV JUSTINO) 20/11/11, 09:02 am

HenRyqUéè

HenRyqUéè
Administrador
Avaliador
Helper
Nome: Usando Arrays
Requerimentos: GM6, GM7, GM8 Lite/Pro
Descrição: Ensinando a criar e usar Arrays
Nível de Dificuldade: Intermediário/Avançado

Olá a todos do Meu Game Maker!

Neste tutorial, será explicado como criar e usar arrays, e também como e onde serão usados

Vamos Começar!

1- O que são Arrays?


Arrays são variáveis que contêm vários índices. Existem as arrays uni-dimensionais (vetores) e as bi-dimensionais (matrizes). Podemos imaginar arrays como uma planilha, onde os índices são as linhas e colunas.

2- Arrays Uni-dimensionais


Os arrays uni-dimensionais (vetores) apresentam um único índice.
Para definir um vetor, usa-se:
Código:
variavel[indice]=valor;
Em índice, deve ser colocado um número entre 0 e 31999.

Vamos usar como exemplo uma variável com três índices, que receberão valores string.
Código:
item[0]="Poção";
item[1]="Adaga";
item[2]="Elixir";
Assim foram definidos 3 valores diferentes em uma única váriavel.

Índice012
ValoresPoçãoAdagaElixir

Para desenhar os arrays, basta usar:
Código:
draw_text(20,20,item[0]);
draw_text(20,40,item[1]);
draw_text(20,60,item[2]);

Ou se preferir:
Código:
for(i=0;i<=2;i+=1)
draw_text(20,20+i*20,item[i])

3- Arrays Bi-dimensionais


Os arrays bi-dimensionais matrizes apresentam 2 índices.
Para criar um matriz, usa-se:
Código:
variavel[indice,indice2]=valor;

Para um exemplo, vamos usar alguns ítens, e os índices serão o nome, o preço, e a quantidade, respectivamente:
Código:
item[0,0]="Poção"; //nome
item[0,1]=50; //preço
item[0,2]=10; //quantidade
item[1,0]="Adaga";
item[1,1]=150;
item[1,2]=2;
item[2,0]="Elixir";
item[2,1]=1250;
item[2,2]=1;

Em uma tabela, o resultado seria:
Índice012
NomePoçãoAdagaElixir
Preço501501250
Quantidade1021

E para desenhar a array:
Código:
draw_text(20,20,item[0,0])
draw_text(20,40,item[1,0])
draw_text(20,60,item[2,0])
draw_text(100,20,item[0,1])
draw_text(100,40,item[1,1])
draw_text(100,60,item[2,1])
draw_text(180,20,item[0,2])
draw_text(180,40,item[1,2])
draw_text(180,60,item[2,2])

Ou então...
Código:
for(i=0;i<=2;i+=1)
{
    for(e=0;e<=2;e+=1)
    draw_text(20+i*80,20+e*20,item[i,e])
}

3- Onde e Por que usar Arrays?


Imagine que você precise fazer uma lista, onde precisasse usar muitas variáveis. Ao invés de usar:
Código:
var1=0;
var2=0;
var3=0;
var4=0...
...
var16=0;
Simplesmente, você poderia usar:
Código:
for(i=1;i<=16;i+=1)
var[i]=0
Além de poupar trabalho, poupa também linhas de código.

Os exemplos de onde usar arrays são infinitos. Podem ser usadas para fazer listas, tabelas, planilhas... eu mesmo, precisei usar arrays para fazer o inventário da minha Engine de RPG.


E aqui acaba este tutorial. Qualquer dúvida, sugestão ou críticas, é só falar!

さよぅなら!

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