1 [Tutorial]Manipulando Janelas (POR JV JUSTINO) 20/11/11, 09:06 am
HenRyqUéè
Administrador
Avaliador
Helper
Nome: Usando Janelas
Descrição: Como usar funções relacionadas a janela de jogo
Nível: Intermediário
Requerimentos: :gm8: Lite/Pro
Olá a todos!
Vou explicar como usar funções para customizar a janela do seu jogo.
Vamos Começar!
window_set_visible(visible)
Define se a janela será visível(1) ou não(0).
window_get_visible()
Retorna 1 se a janela for visível ou 0 se não for.
window_set_fullscreen(full)
Define se o jogo rodará em Tela Cheia(1) ou em janela(0).
window_get_fullscreen()
Retorna 1 se estiver em modo Tela Cheia ou 0 se não estiver.
window_set_showborder(show)
Define se a borda da tela deverá ser mostrada ou não.
window_get_showborder()
Retorna se a borda está sendo mostrada ou não.
window_set_showicons(show)
Define se os botões Minimizar, Maximizar e Fechar serão mostrados ou não.
window_get_showicons()
Retorna se os três botões estão sendo mostrados.
window_set_stayontop(stay)
Se esta função for ativada, a janela não irá minimizar se você maximizar outros programas.
window_get_stayontop()
Retorna se a janela sempre ficará por cima das outras.
window_set_sizeable(sizeable)
Define se a janela poderá ser aumentada ou reduzida ou não.
window_get_sizeable()
Retorna se a janela pode ter o tamanho alterado.
window_set_caption(caption)
Define o texto que será mostrado na janela.
window_get_caption()
Retorna o texto mostrado na janela.
window_set_cursor(curs)
Define o cursor a ser mostrado na tela. Podem ser escolhidos:
window_get_cursor()
Retorna o cursor mostrado na janela.
window_set_color(color)
Define a cor das partes não usadas na janela.
window_get_color()
Retorna a cor das partes não usadas.
window_set_position(x,y)
Define a posição da janela em relação a tela.
window_set_size(w,h)
Define a largura e a altura da janela.
window_set_rectangle(x,y,w,h)
Define a posição e o tamanho da janela.
window_get_x()
Retorna a posição x da janela.
window_get_y()
Retorna a posição y da janela.
window_get_width()
Retorna a largura da janela.
window_get_height()
Retorna a altura da janela.
window_mouse_get_x()
Retorna a posição x do mouse.
window_mouse_get_y()
Retorna a poisção y do mouse.
window_mouse_set(x,y)
Define a poisção do mouse em relação a tela.
E o tutorial acaba aqui. Espero que tenham gostado e aprendido, e qualquer dúvida é só perguntar!
さようなら!
Descrição: Como usar funções relacionadas a janela de jogo
Nível: Intermediário
Requerimentos: :gm8: Lite/Pro
Olá a todos!
Vou explicar como usar funções para customizar a janela do seu jogo.
Vamos Começar!
window_set_visible(visible)
Define se a janela será visível(1) ou não(0).
window_get_visible()
Retorna 1 se a janela for visível ou 0 se não for.
window_set_fullscreen(full)
Define se o jogo rodará em Tela Cheia(1) ou em janela(0).
window_get_fullscreen()
Retorna 1 se estiver em modo Tela Cheia ou 0 se não estiver.
window_set_showborder(show)
Define se a borda da tela deverá ser mostrada ou não.
window_get_showborder()
Retorna se a borda está sendo mostrada ou não.
window_set_showicons(show)
Define se os botões Minimizar, Maximizar e Fechar serão mostrados ou não.
window_get_showicons()
Retorna se os três botões estão sendo mostrados.
window_set_stayontop(stay)
Se esta função for ativada, a janela não irá minimizar se você maximizar outros programas.
window_get_stayontop()
Retorna se a janela sempre ficará por cima das outras.
window_set_sizeable(sizeable)
Define se a janela poderá ser aumentada ou reduzida ou não.
window_get_sizeable()
Retorna se a janela pode ter o tamanho alterado.
window_set_caption(caption)
Define o texto que será mostrado na janela.
window_get_caption()
Retorna o texto mostrado na janela.
window_set_cursor(curs)
Define o cursor a ser mostrado na tela. Podem ser escolhidos:
- cr_default - Mostra o cursor padrão do usuário
- cr_none - Não mostra o cursor
- cr_arrow -
- cr_cross -
- cr_beam -
- cr_size_nesw -
- cr_size_ns -
- cr_size_nwse -
- cr_size_we -
- cr_uparrow -
- cr_hourglass -
- cr_drag -
- cr_nodrop -
- cr_hsplit -
- cr_vsplit -
- cr_multidrag -
- cr_sqlwait - Sem Imagem
- cr_no -
- cr_appstart -
- cr_help -
- cr_handpoint - Sem Imagem
- cr_size_all -
window_get_cursor()
Retorna o cursor mostrado na janela.
window_set_color(color)
Define a cor das partes não usadas na janela.
window_get_color()
Retorna a cor das partes não usadas.
window_set_position(x,y)
Define a posição da janela em relação a tela.
window_set_size(w,h)
Define a largura e a altura da janela.
window_set_rectangle(x,y,w,h)
Define a posição e o tamanho da janela.
window_get_x()
Retorna a posição x da janela.
window_get_y()
Retorna a posição y da janela.
window_get_width()
Retorna a largura da janela.
window_get_height()
Retorna a altura da janela.
window_mouse_get_x()
Retorna a posição x do mouse.
window_mouse_get_y()
Retorna a poisção y do mouse.
window_mouse_set(x,y)
Define a poisção do mouse em relação a tela.
E o tutorial acaba aqui. Espero que tenham gostado e aprendido, e qualquer dúvida é só perguntar!
さようなら!