1 [Tutorial]Sprites - Funções e Variáveis (POR JV JUSTINO) 20/11/11, 09:05 am
HenRyqUéè
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Helper
Nome: Sprites - Funções e Variáveis
Descrição: Usando funções e variáveis relacionados a sprites
Nível: Intermediário
Requerimentos: :gm8: Lite/Pro
Olá a todos!
Neste tutorial serão explicadas algumas funções relacionadas a Sprites e Sub-imagens.
Vamos Começar!
Algumas funções podem ser usadas para criar, copiar ou remover sprites. Na maioria das vezes devem estar seguidas de uma variável. As que precisarem estão marcadas com um *.
sprite_duplicate(ind) *
Duplica a sprite ind para a sprite criada pela variável. Se a sprite não existir, a função retornará -1.
sprite_assign(ind,source)
Copia a sprite definida em source e cola na sprite ind, a substituindo.
sprite_merge(ind1,ind2)
Adiciona as sub-imagens de ind2 para ind1, sem substituir as já existentes.
sprite_add(fname,imgnumb,removeback,smooth,xorig,yorig)*
Adiciona uma sprite a partir de um arquivo de imagem externo. O nome do arquivo deve estar entre aspas e com a extensão no final. Em imgnumb você coloca a sub-imagem que deverá ser carregada. removeback define se a cor de fundo deverá ser removida. Smooth arredonda as bordas do desenho, e xorig e yorig definem o ponto de origem da sprite.
sprite_replace(ind,fname,imgnumb,removeback,smooth,xorig,yorig)
Substitui a sprite ind pela imagem fname. Os outros parâmetros são os mesmos que o da função anterior.
sprite_add_sprite(fname) *
Esta função permite adicionar somente arquivos de sprite do Game Maker (.gmspr)
sprite_replace_sprite(ind,fname)
Substitui a sprite ind pela imagem fname, que deve ser .gmspr.
sprite_create_from_screen(x,y,w,h,removeback,smooth,xorig,yorig) *
Cria a sprite copiando o retângulo (x,y,w,h) da tela.
sprite_add_from_screen(ind,x,y,w,h,removeback,smooth)
Adiciona uma sub-imagem a sprite ind copiando o retângulo (x,y,w,h) da tela.
sprite_create_from_surface(id,x,y,w,h,removeback,smooth,xorig,yorig) *
Cria uma sprite copiando o retângulo (x,y,w,h) da surface id.
sprite_add_from_surface(ind,id,x,y,w,h,removeback,smooth)
Adiciona uma sub-imagem a sprite ind copiando o retângulo (x,y,w,h) da surface id.
sprite_delete(ind)
Deleta a sprite ind
sprite_set_alpha_from_sprite(ind,spr)
Esta função faz com que o alpha de cada pixel da sprite ind tenha a mesma intensidade dos respectivos pixels da sprite spr.
sprite_set_offset(ind,xoff,yoff)
Define o ponto de origem da sprite ind
sprite_collision_mask(ind,sepmasks,bboxmode,bbleft,bbright,bbtop,bbbottom,kind,tolerance)
Define a collision mask da sprite ind. sepmasks indica se deve haver um mask para cada sub-imagem. bboxmode define qual o modo da bounding box (0=automatic, 1=full image e 2=user defined). bbleft, bbright, bbtop, bbbottom indicam as posições da bounding box (somente se bboxmode for 2). kind define o tipo da mask (0=precise, 1=rectangle, 2=disk e 3=diamond). tolerance define a tolerância em relação ao alpha da sprite (0-255).
sprite_exists(ind)
Retorna se a sprite ind existe.
sprite_get_name(ind)
Retorna o nome da sprite ind.
sprite_get_number
Retorna o número de sub-imagens da sprite ind
sprite_get_width(ind)
Retorna a largura da sprite ind
sprite_get_height(ind)
Retorna a altura da sprite ind
sprite_get_xoffset
Retorna o x-offset da sprite ind.
sprite_get_bbox_left(ind)
Retorna o valor do lado esquerdo da bounding box da sprite ind.
sprite_get_bbox_right(ind)
Retorna o valor do lado direito da bounding box da sprite ind.
sprite_get_bbox_top(ind)
Retorna o valor do lado de cima da bounding box da sprite ind.
sprite_get_bbox_down(ind)
Retorna o valor do lado de baixo da bounding box da sprite ind
sprite_save(ind,subimg,fname) - PRO
Salva a sub-imagem subimg da sprite ind no arquivo fname. O arquivo será salvo no formato png.
sprite_save_strip(ind,fname) - PRO
Salva a sprite ind no arquivo fname.
sprite_index - Indica a sprite do objeto.
sprite_width - Indica a largura da sprite.
sprite_height - Indica a altura da sprite.
sprite_xoffset - Indica o x-offset da sprite.
sprite_yoffset - Indica o y-offset da sprite.
image_number - Indica o número de sub-imagens da sprite.
image_index - Indica a sub-imagem atual na animação.
image_speed - Indica a velocidade da animação.
image_xscale - Indica a escala horizontal da sprite.
image_yscale - Indica a escala vertical da sprite.
image_angle - Indica o ângulo da sprite. PRO
image_alpha - Indica a transparência da sprite.
image_blend - Indica a cor de mistura da sprite. PRO
bbox_left - Lado esquerdo da bounding box.
bbox_right - Lado direito da bounding box.
bbox_top - Lado de cima da bounding box.
bbox_bottom - Lado de baixo da bounding box.
Pra quem não entendeu quando eu disse sprite ind, ind2 ou source, quis dizer que a ação ocorrerá na sprite definida em ind, ind2, etc.
E pra quem não sabe o quê é a bounding box, ela é a caixa que define qual parte da sprite poderá sofrer a colisão. Tudo o que estiver fora dela será ignorado durante a colisão do objeto.
E o tutorial termina aqui, espero ter ajudado e qualquer coisa é só perguntar!
さようなら!
Descrição: Usando funções e variáveis relacionados a sprites
Nível: Intermediário
Requerimentos: :gm8: Lite/Pro
Olá a todos!
Neste tutorial serão explicadas algumas funções relacionadas a Sprites e Sub-imagens.
Vamos Começar!
1- Criando novas Sprites
Algumas funções podem ser usadas para criar, copiar ou remover sprites. Na maioria das vezes devem estar seguidas de uma variável. As que precisarem estão marcadas com um *.
sprite_duplicate(ind) *
Duplica a sprite ind para a sprite criada pela variável. Se a sprite não existir, a função retornará -1.
sprite_assign(ind,source)
Copia a sprite definida em source e cola na sprite ind, a substituindo.
sprite_merge(ind1,ind2)
Adiciona as sub-imagens de ind2 para ind1, sem substituir as já existentes.
sprite_add(fname,imgnumb,removeback,smooth,xorig,yorig)*
Adiciona uma sprite a partir de um arquivo de imagem externo. O nome do arquivo deve estar entre aspas e com a extensão no final. Em imgnumb você coloca a sub-imagem que deverá ser carregada. removeback define se a cor de fundo deverá ser removida. Smooth arredonda as bordas do desenho, e xorig e yorig definem o ponto de origem da sprite.
sprite_replace(ind,fname,imgnumb,removeback,smooth,xorig,yorig)
Substitui a sprite ind pela imagem fname. Os outros parâmetros são os mesmos que o da função anterior.
sprite_add_sprite(fname) *
Esta função permite adicionar somente arquivos de sprite do Game Maker (.gmspr)
sprite_replace_sprite(ind,fname)
Substitui a sprite ind pela imagem fname, que deve ser .gmspr.
sprite_create_from_screen(x,y,w,h,removeback,smooth,xorig,yorig) *
Cria a sprite copiando o retângulo (x,y,w,h) da tela.
sprite_add_from_screen(ind,x,y,w,h,removeback,smooth)
Adiciona uma sub-imagem a sprite ind copiando o retângulo (x,y,w,h) da tela.
sprite_create_from_surface(id,x,y,w,h,removeback,smooth,xorig,yorig) *
Cria uma sprite copiando o retângulo (x,y,w,h) da surface id.
sprite_add_from_surface(ind,id,x,y,w,h,removeback,smooth)
Adiciona uma sub-imagem a sprite ind copiando o retângulo (x,y,w,h) da surface id.
sprite_delete(ind)
Deleta a sprite ind
2- Editando Sprites
sprite_set_alpha_from_sprite(ind,spr)
Esta função faz com que o alpha de cada pixel da sprite ind tenha a mesma intensidade dos respectivos pixels da sprite spr.
sprite_set_offset(ind,xoff,yoff)
Define o ponto de origem da sprite ind
sprite_collision_mask(ind,sepmasks,bboxmode,bbleft,bbright,bbtop,bbbottom,kind,tolerance)
Define a collision mask da sprite ind. sepmasks indica se deve haver um mask para cada sub-imagem. bboxmode define qual o modo da bounding box (0=automatic, 1=full image e 2=user defined). bbleft, bbright, bbtop, bbbottom indicam as posições da bounding box (somente se bboxmode for 2). kind define o tipo da mask (0=precise, 1=rectangle, 2=disk e 3=diamond). tolerance define a tolerância em relação ao alpha da sprite (0-255).
3- Retornando valores
sprite_exists(ind)
Retorna se a sprite ind existe.
sprite_get_name(ind)
Retorna o nome da sprite ind.
sprite_get_number
Retorna o número de sub-imagens da sprite ind
sprite_get_width(ind)
Retorna a largura da sprite ind
sprite_get_height(ind)
Retorna a altura da sprite ind
sprite_get_xoffset
Retorna o x-offset da sprite ind.
sprite_get_bbox_left(ind)
Retorna o valor do lado esquerdo da bounding box da sprite ind.
sprite_get_bbox_right(ind)
Retorna o valor do lado direito da bounding box da sprite ind.
sprite_get_bbox_top(ind)
Retorna o valor do lado de cima da bounding box da sprite ind.
sprite_get_bbox_down(ind)
Retorna o valor do lado de baixo da bounding box da sprite ind
4- Salvando Sprites
sprite_save(ind,subimg,fname) - PRO
Salva a sub-imagem subimg da sprite ind no arquivo fname. O arquivo será salvo no formato png.
sprite_save_strip(ind,fname) - PRO
Salva a sprite ind no arquivo fname.
5- Variáveis
sprite_index - Indica a sprite do objeto.
sprite_width - Indica a largura da sprite.
sprite_height - Indica a altura da sprite.
sprite_xoffset - Indica o x-offset da sprite.
sprite_yoffset - Indica o y-offset da sprite.
image_number - Indica o número de sub-imagens da sprite.
image_index - Indica a sub-imagem atual na animação.
image_speed - Indica a velocidade da animação.
image_xscale - Indica a escala horizontal da sprite.
image_yscale - Indica a escala vertical da sprite.
image_angle - Indica o ângulo da sprite. PRO
image_alpha - Indica a transparência da sprite.
image_blend - Indica a cor de mistura da sprite. PRO
bbox_left - Lado esquerdo da bounding box.
bbox_right - Lado direito da bounding box.
bbox_top - Lado de cima da bounding box.
bbox_bottom - Lado de baixo da bounding box.
6- Explicações extras
Pra quem não entendeu quando eu disse sprite ind, ind2 ou source, quis dizer que a ação ocorrerá na sprite definida em ind, ind2, etc.
E pra quem não sabe o quê é a bounding box, ela é a caixa que define qual parte da sprite poderá sofrer a colisão. Tudo o que estiver fora dela será ignorado durante a colisão do objeto.
E o tutorial termina aqui, espero ter ajudado e qualquer coisa é só perguntar!
さようなら!