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RMBR

RMBR
Administrador
Olá maker's! Esta é a nossa segunda parte do tutorial, nesse tuto, iremos aprender os primeiros passos para o desenvolvimento do seu jogo, então repitindo a frase: LETS GO! Muito feliz

--->PARTE 1<---
Vamos importar uma imagem para o TGM, para isso vá na aba SPRITES e clique no quadrado onde está escrito "CREATE..."
Abrir Imagem:
Imediatamente ele abrirá uma tela de importação, após isso clique em "Import Image..."
Abrir Imagem:
Depois disso carregue sua imagem, após o carregamento, irá aperecer uma tela de visualização, clique em "Done" depois disso sua sprite aparecerá no campo vazio ao lado.
Abrir Imagem:
Depois que aperecer essa tela (imagem acima) clique em "Done" novamente, após ter feito isso, sua sprite deve ter aparecido na galeria de sprites.
Abrir Imagem:
--->PARTE 2<---
Ok, depois de ter criado seu sprite, vamos criar o objeto, para isso va na aba "Objects" e clique no quadro onde está escrito "CREATE..."
Abrir Imagem:
Depois disso irá aparecer uma tela com uma imgem tipo "Bloqueado" abaixo tem um menuzinho de seleção, escolha o sprite que você criou, em seguida clique em "Add event >>"
Abrir Imagem:
Ok, depois disso escolha a opção "step" e digite o seguinte codigo:
Código:
if ( keyboard_check (vk_right)){
x = x+5 };
if ( keyboard_check (vk_left)){
x = x-5 };
if ( keyboard_check (vk_up)){
y = y-5 };
if ( keyboard_check (vk_down)){
y = y+5 };
Qual a função desses codigos?
Esse codigos tem a função de mover o player para as diversas direções, explicando por partes:

- if - Tem a funçao de declarar um codigo (como principal ou secundário).
- keyboard_check - Chaca a determinada tecla que será precionada (pelo codigo).
- x - Ele moverá para a direita e esquerda.
- y - Ele moverá para cima ou para baixo.

--->PARTE 3<---
Ok pessoal, com os sprites, os objetos e os codigos criados, vamos pa as senas, para isso vá em "Scenes" e clique no quadrado onde está escrito "CREATE..."
Abrir Imagem:
Ok, após isso, irá aparecer imediatamente uma tela, vá na aba "objects", selecione o seu objeto e cole na "room", depois disso clique em "Done".
Abrir Imagem:

--->TERMINANDO<---
Ok, depois disso é so testar, primeiramente salve o seu projeto, clicando em "save" ou "CTRL + S", depois disso é so clicar em "play" e jogar! Muito feliz
Abrir Imagem:

Se ocorrer algum erro, por favor me avisar. :farao:
P.S.: Eu (RMBR) continuo sendo o HenriqueBr XD, pq na hora q postei esse tuto, tava dando uma olhada no painel e esqueci de fazer log-off e entrar com a outra.

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