1 [Tutorial]Desenhando Sprites (POR JV JUSTINO) 20/11/11, 09:07 am
HenRyqUéè
Administrador
Avaliador
Helper
Nome: Desenhando Sprites
Descrição: Ensina a usar funções relacionadas ao draw_sprite
Nível: Intermediário/Avançado
Requerimentos: GM6, GM7, GM8
Olá a todos do Game Maker Millenium!
Neste tutorial irei ensina-los a usar funções relacionadas ao draw_sprite
Vamos Começar!
draw_sprite(sprite,subimg,x,y)
A função mais simples de todas. Em sprite coloque o nome da sprite. Em subimg coloque a subimagem desejada. Em x e y coloque a posição desejada. Estes argumentos estarão presentes em todas as funções.
draw_sprite_stretched(sprite,subimg,x,y,w,h)
Esta função desenha a sprite com uma escala desejada. No campo w coloque a escala horizontal desejada, e em h coloque a escala vertical desejada.
draw_sprite_tiled(sprite,subimg,x,y)
Esta função desenha a sprite repetidamente a partir das posições x e y preenchendo toda a room
draw_sprite_part(sprite,subimg,left,top,width,height,x,y)
Esta função desenha somente uma parte da sprite. Left e top indicam a partir de onde a sprite deverá ser desenhada. Height e width representam até onde deverá ser desenhada a sprite, levando em conta os valores iniciais.
As funções a seguir estão presentes somente na versão PRO
draw_sprite_ext(sprite,subimg,x,y,xscale,yscale,rot,color,alpha)
Versão extendida de draw_sprite. xscale representa a escala horizontal da sprite e yscal a escala vertical, rot representa a rotação da imagem em graus, color representa a cor de mistura da sprite (use c_white para nenhuma mistura) e alpha representa a transparencia da sprite.
draw_sprite_stretched_ext(sprite,subimg,x,y,w,h,color,alpha)
Versão estendida da função draw_sprite_stretched, podendo alterar mescla de cores e tranparencia.
draw_sprite_tiled_ext(sprite,subimg,x,y,xscale,yscale,color,alpha)
Versão estendida da função draw_sprite_tiled, podendo alterar escala, mescla de cores e tranparencia.
draw_sprite_part_ext(sprite,subimg,left,top,width,height,x,y,xscale,yscale,
color, alpha)
Versão estendida da função draw_sprite_part, podendo alterar escala, mescla de cores e tranparencia.
draw_sprite_general(sprite,subimg,left,top,width,height,x,y,xscale,yscale,rot,
c1,c2,c3,c4,alpha)
Esta função contém as caracteristicas das outras, como escolher qual parte desenhar, mudar escala, rotação, mesclar em um gradiente 4 cores e mudar transparencia.
Bom, o tutorial acaba aqui. Espero que tenham gostado!
さよぅなら!
Descrição: Ensina a usar funções relacionadas ao draw_sprite
Nível: Intermediário/Avançado
Requerimentos: GM6, GM7, GM8
Olá a todos do Game Maker Millenium!
Neste tutorial irei ensina-los a usar funções relacionadas ao draw_sprite
Vamos Começar!
draw_sprite(sprite,subimg,x,y)
A função mais simples de todas. Em sprite coloque o nome da sprite. Em subimg coloque a subimagem desejada. Em x e y coloque a posição desejada. Estes argumentos estarão presentes em todas as funções.
draw_sprite_stretched(sprite,subimg,x,y,w,h)
Esta função desenha a sprite com uma escala desejada. No campo w coloque a escala horizontal desejada, e em h coloque a escala vertical desejada.
draw_sprite_tiled(sprite,subimg,x,y)
Esta função desenha a sprite repetidamente a partir das posições x e y preenchendo toda a room
draw_sprite_part(sprite,subimg,left,top,width,height,x,y)
Esta função desenha somente uma parte da sprite. Left e top indicam a partir de onde a sprite deverá ser desenhada. Height e width representam até onde deverá ser desenhada a sprite, levando em conta os valores iniciais.
As funções a seguir estão presentes somente na versão PRO
draw_sprite_ext(sprite,subimg,x,y,xscale,yscale,rot,color,alpha)
Versão extendida de draw_sprite. xscale representa a escala horizontal da sprite e yscal a escala vertical, rot representa a rotação da imagem em graus, color representa a cor de mistura da sprite (use c_white para nenhuma mistura) e alpha representa a transparencia da sprite.
draw_sprite_stretched_ext(sprite,subimg,x,y,w,h,color,alpha)
Versão estendida da função draw_sprite_stretched, podendo alterar mescla de cores e tranparencia.
draw_sprite_tiled_ext(sprite,subimg,x,y,xscale,yscale,color,alpha)
Versão estendida da função draw_sprite_tiled, podendo alterar escala, mescla de cores e tranparencia.
draw_sprite_part_ext(sprite,subimg,left,top,width,height,x,y,xscale,yscale,
color, alpha)
Versão estendida da função draw_sprite_part, podendo alterar escala, mescla de cores e tranparencia.
draw_sprite_general(sprite,subimg,left,top,width,height,x,y,xscale,yscale,rot,
c1,c2,c3,c4,alpha)
Esta função contém as caracteristicas das outras, como escolher qual parte desenhar, mudar escala, rotação, mesclar em um gradiente 4 cores e mudar transparencia.
Bom, o tutorial acaba aqui. Espero que tenham gostado!
さよぅなら!