1 [TutorialMaldito!]Sistema de morte estilo SuperMário[GameMaker] 14/11/11, 09:13 am
Pônei Maldito
Iniciante
Morrendo estilo SuperMarioBros-Por Pônei Maldito
-Descrição:Neste tutorial encinarei como fazer que quando morrer o jogador ele pular e cair atravessando o chão e logo em seguida recomeçar a fase.
-Dificuldade:Iniciante
-Matérial:Sprite do jogador vivo,morrendo e um chão ou parede, como preferir.
Para começar crie dois objetos, objVivo,objMorto e objSolido, no objVivo coloque a sprite do jogador vivo, em seu Step coloque:
Agora no objSolido marque sólido e coloque o sprite do chão, e novamente ao objVivo coloque na colisão com o objSolido:
Agora no objMorto deph(Deph ou Depht?):-45, no seu Create coloque:
Agora pronto, é só testar e morrer e ver o que acontece, no caso de fazer isto no Outside Room, creio que nao dará certo, e recomendo criar um objeto invísivel para fazer que ele morra ao cair num buraco.
Próximo tutorial:Criando uma Plataforma Fantasma
Explicação:Objeto não sólido por baixo, mas sólido por cima.
-Descrição:Neste tutorial encinarei como fazer que quando morrer o jogador ele pular e cair atravessando o chão e logo em seguida recomeçar a fase.
-Dificuldade:Iniciante
-Matérial:Sprite do jogador vivo,morrendo e um chão ou parede, como preferir.
Para começar crie dois objetos, objVivo,objMorto e objSolido, no objVivo coloque a sprite do jogador vivo, em seu Step coloque:
- Código:
//Gravidade-Créditos a Suadao
if place_free(x,y+2){gravity=1} //Se estiver livre de colisões 2 pixels abaixo, a gravidade será 1
else //senão
gravity=0 //a gravidade será 0
Agora no objSolido marque sólido e coloque o sprite do chão, e novamente ao objVivo coloque na colisão com o objSolido:
- Código:
//Créditos:Creio que seja para o Rhino
if not place_free(x+hspeed,y)
{
hspeed=0
}
else
{
move_contact_solid(direction,16)
vspeed=0
}
Agora no objMorto deph(Deph ou Depht?):-45, no seu Create coloque:
- Código:
vspeed=-12
image_speed=0.2
gravity_direction=270
gravity=0.4
- Código:
{
if vspeed>28
instance_destroy()
transition_kind=21
room_restart()
}
Agora pronto, é só testar e morrer e ver o que acontece, no caso de fazer isto no Outside Room, creio que nao dará certo, e recomendo criar um objeto invísivel para fazer que ele morra ao cair num buraco.
Próximo tutorial:Criando uma Plataforma Fantasma
Explicação:Objeto não sólido por baixo, mas sólido por cima.
Última edição por Pônei Maldito em 14/11/11, 10:59 am, editado 1 vez(es)