1 [Tutorial]Draw - Explicando algumas funções (POR JV JUSTINO) 20/11/11, 09:06 am
HenRyqUéè
Administrador
Avaliador
Helper
Nome: Draw - Explicando algumas funções
Descrição: Como usar algumas funções do Draw
Nível: Intermediário
Requerimentos: GM8 Lite/Pro
Olá a todos!
Neste tutorial, irei explicar algumas funções do Draw.
Vamos Começar!
draw_clear(col)
Preenche a room toda com a cor determinada em col.
draw_clear_alpha(col,alpha)
Faz o mesmo que a anterior, mas com o alpha determinado em alpha.
draw_point(x,y)
Desenha um ponto em (x,y).
draw_line(x1,y1,x2,y2)
Desenha uma linha, partindo de (x1,y1) até (x2,y2).
draw_line_width(x1,y1,x2,y2,w)
Faz o mesmo que a anterior, com a largura w.
draw_rectangle(x1,y1,x2,y2,outline)
Desenha um retângulo. O parâmetro outline define se o retângulo será
preenchido(0) ou apenas contorno(1).
draw_roundrect(x1,y1,x2,y2,outline)
Desenha um retângulo arredondado.
draw_triangle(x1,y1,x2,y2,x3,y3,outline)
Desenha um triângulo.
draw_circle(x,y,r,outline)
Desenha um circulo com um raio definido em r
draw_ellipse(x1,y1,x2,y2,outline)
Desenha um elipse.
draw_arrow(x1,y1,x2,y2,size)
Desenha uma linha com uma seta de tamanho size
draw_button(x1,y1,x2,y2,up)
Desenha um botão. Up indica se o botão está pressionado (0), ou não (1). Resultado:
draw_set_color(col)
Define a cor a ser usada nas formas desenhadas pelas funções seguintes.
draw_get_color
Retorna a cor definida por draw_set_color
draw_set_alpha(alpha)
Define o alpha, ou seja, a transparência das formas desenhadas pelas funções seguintes.
draw_get_alpha()
Retorna o alpha definido por draw_set_alpha
draw_getpixel(x,y)
Retorna a cor do ponto (x,y) da room.
Para definir as cores, você pode usar algumas constantes. São elas:
c_aqua
c_black
c_blue
c_dkgray
c_fuchsia
c_gray
c_green
c_lime
c_ltgray
c_maroon
c_navy
c_olive
c_orange
c_purple
c_red
c_silver
c_teal
c_white
c_yellow
Você também pode fazer suas próprias cores usando os sistemas RGB e HSV
make_color_rgb(red,green,blue)
Retorna a cor feita da mistura de vermelho, verde e azul. Cada um deve estar entre 0 e 255.
make_color_hsv(hue,saturation,value)
Retorna a cor feita da mistura de matiz, saturação e valor. Cada um entre 0 e 255.
color_get_red(col)
Retorna o vermelho da cor escolhida.
color_get_green(col)
Retorna o verde da cor escolhida.
color_get_blue(col)
Retorna o azul da cor escolhida.
color_get_hue(col)
Retorna o matiz da cor escolhida.
color_get_saturation(col)
Retorna a saturação da cor escolhida.
color_get_value(col)
Retorna o valor da cor escolhida.
merge_color(col1,col2,amount)
Faz uma mistura entre as cores col1 e col2. Em amount, você deve colocar valores entre 0 e 1.
Essa foi uma explicação sobre algumas funções simples do draw. Espero que tenham gostado e, qualquer dúvida, é só perguntar!
Descrição: Como usar algumas funções do Draw
Nível: Intermediário
Requerimentos: GM8 Lite/Pro
Olá a todos!
Neste tutorial, irei explicar algumas funções do Draw.
Vamos Começar!
1- Desenhando Formas:
draw_clear(col)
Preenche a room toda com a cor determinada em col.
draw_clear_alpha(col,alpha)
Faz o mesmo que a anterior, mas com o alpha determinado em alpha.
draw_point(x,y)
Desenha um ponto em (x,y).
draw_line(x1,y1,x2,y2)
Desenha uma linha, partindo de (x1,y1) até (x2,y2).
draw_line_width(x1,y1,x2,y2,w)
Faz o mesmo que a anterior, com a largura w.
draw_rectangle(x1,y1,x2,y2,outline)
Desenha um retângulo. O parâmetro outline define se o retângulo será
preenchido(0) ou apenas contorno(1).
draw_roundrect(x1,y1,x2,y2,outline)
Desenha um retângulo arredondado.
draw_triangle(x1,y1,x2,y2,x3,y3,outline)
Desenha um triângulo.
draw_circle(x,y,r,outline)
Desenha um circulo com um raio definido em r
draw_ellipse(x1,y1,x2,y2,outline)
Desenha um elipse.
draw_arrow(x1,y1,x2,y2,size)
Desenha uma linha com uma seta de tamanho size
draw_button(x1,y1,x2,y2,up)
Desenha um botão. Up indica se o botão está pressionado (0), ou não (1). Resultado:
2- Usando Cor e Alpha:
draw_set_color(col)
Define a cor a ser usada nas formas desenhadas pelas funções seguintes.
draw_get_color
Retorna a cor definida por draw_set_color
draw_set_alpha(alpha)
Define o alpha, ou seja, a transparência das formas desenhadas pelas funções seguintes.
draw_get_alpha()
Retorna o alpha definido por draw_set_alpha
draw_getpixel(x,y)
Retorna a cor do ponto (x,y) da room.
Para definir as cores, você pode usar algumas constantes. São elas:
c_aqua
c_black
c_blue
c_dkgray
c_fuchsia
c_gray
c_green
c_lime
c_ltgray
c_maroon
c_navy
c_olive
c_orange
c_purple
c_red
c_silver
c_teal
c_white
c_yellow
Você também pode fazer suas próprias cores usando os sistemas RGB e HSV
make_color_rgb(red,green,blue)
Retorna a cor feita da mistura de vermelho, verde e azul. Cada um deve estar entre 0 e 255.
make_color_hsv(hue,saturation,value)
Retorna a cor feita da mistura de matiz, saturação e valor. Cada um entre 0 e 255.
color_get_red(col)
Retorna o vermelho da cor escolhida.
color_get_green(col)
Retorna o verde da cor escolhida.
color_get_blue(col)
Retorna o azul da cor escolhida.
color_get_hue(col)
Retorna o matiz da cor escolhida.
color_get_saturation(col)
Retorna a saturação da cor escolhida.
color_get_value(col)
Retorna o valor da cor escolhida.
merge_color(col1,col2,amount)
Faz uma mistura entre as cores col1 e col2. Em amount, você deve colocar valores entre 0 e 1.
Essa foi uma explicação sobre algumas funções simples do draw. Espero que tenham gostado e, qualquer dúvida, é só perguntar!