1 [HenriqueBr] [TGM] [Tutorial] - 1 - Conhecendo o Tululoo Game Maker 17/11/11, 06:08 pm
HenRyqUéè
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Olá pessoal, hoje vim aqui lhes ensinar o TULULOO GAME MAKER, pra falar a verdade eu nem sabia que existia esse progama, quando achei o download (estava vendo os maker's do baixaki), vi a descrição dele, e falava que ele desenvolvia os jogos em HTML5, pelo visual dele (imagens que o Baixaki disponibiliza) vi que parecia ser bem simples e facil, entao eu o baixei, quando baixei, vi os demos que nele tinha, e percebi que os codigos são parecidos com o Game Maker, então procurei tutoriais na net, e vi cada detalhe que ele tem, entao montei meu propio tuto da ferramenta que descubri HOJE, então LET'S GO!
--->PARTE 1 - FERRAMENTAS<---
As ferramentas do TGM (Tululoo Game Maker abreviado) são separadas em grupos, cada grupo corresponde a só uma função (é claro), aqui são elas:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
8 - Sprites - Nesse espaço é aonde você terá que carregar todos os sprites do game.
7 - Sounds - Aqui você carrega os sons de efeitos (tiros, pulo, poder, etc).
6 - Musics - Nessa opção você coloca todos os backgrounds musics (musicas que ficarão rodando no decorrer do jogo).
5 - Backgrounds - Aqui você carrega todos os backgrounds (planos de fundos) e tileset's (imagem variavel) do seu jogo.
4 - Fonts - Como o propio nome já diz, você coloca todas suas fontes (estilos de letras).
3 - Objects - Nessa área, é aonde fica os codigos, os seu objetos fixos (claro) e os seus scripts ocultos.
2 - Scenes - Aqui é a "room' (sala, quarto, área) do seu jogo, nela você monta a paisagem que você quiser do seu game.
1 - Game - Nesse espaço é aonde você irá colocar todas as variáveis, informações e outros do seu jogo, obs.: é só aqui que as variaveis poderam ser colocadas, em outro lugar da erro!
--->PARTE 2 - AÇÕES RAPÍDAS<---
Para facilitar a vida dos markes a equipe do tululoo criou as opções chamadas "Ações Rapídas" elas contem quase tudo que você encontra nas ferramentas, aqui são elas:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
2 - Ferramentas - Como falei em cima, aqui você encontra quase tudo que tem nas "Ferramentas".
1 - Save, Load, New, Play - Nessas opções, você encontra o botão de "Abrir jogo já existente", "Slavar jogo", "Criar novo jogo" e "Testar o jogo".
Ok pessoal, por esse tuto é só, na proxima aula começaremos com o desenvolvimento do jogo, espero que gostem :farao:
--->PARTE 1 - FERRAMENTAS<---
As ferramentas do TGM (Tululoo Game Maker abreviado) são separadas em grupos, cada grupo corresponde a só uma função (é claro), aqui são elas:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
8 - Sprites - Nesse espaço é aonde você terá que carregar todos os sprites do game.
7 - Sounds - Aqui você carrega os sons de efeitos (tiros, pulo, poder, etc).
6 - Musics - Nessa opção você coloca todos os backgrounds musics (musicas que ficarão rodando no decorrer do jogo).
5 - Backgrounds - Aqui você carrega todos os backgrounds (planos de fundos) e tileset's (imagem variavel) do seu jogo.
4 - Fonts - Como o propio nome já diz, você coloca todas suas fontes (estilos de letras).
3 - Objects - Nessa área, é aonde fica os codigos, os seu objetos fixos (claro) e os seus scripts ocultos.
2 - Scenes - Aqui é a "room' (sala, quarto, área) do seu jogo, nela você monta a paisagem que você quiser do seu game.
1 - Game - Nesse espaço é aonde você irá colocar todas as variáveis, informações e outros do seu jogo, obs.: é só aqui que as variaveis poderam ser colocadas, em outro lugar da erro!
--->PARTE 2 - AÇÕES RAPÍDAS<---
Para facilitar a vida dos markes a equipe do tululoo criou as opções chamadas "Ações Rapídas" elas contem quase tudo que você encontra nas ferramentas, aqui são elas:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
2 - Ferramentas - Como falei em cima, aqui você encontra quase tudo que tem nas "Ferramentas".
1 - Save, Load, New, Play - Nessas opções, você encontra o botão de "Abrir jogo já existente", "Slavar jogo", "Criar novo jogo" e "Testar o jogo".
Ok pessoal, por esse tuto é só, na proxima aula começaremos com o desenvolvimento do jogo, espero que gostem :farao:
Última edição por HenriqueBr em 08/04/12, 11:57 am, editado 1 vez(es)