1 [Tululoo Game Maker] - 3 - Criando um menu para o game 11/01/12, 10:53 am
RMBR
Administrador
..::DESCRIÇÃO::..
Olá pessoal, falei que nesse 3º tutorial eu iria usar o tema do nosso amigo @ktinho456, que pediu o tuto neste segundo tutorial, mas decidi fazer este primeiro, porque esse tema e um pouco mas avançado, entao vamos deixa-lo para as proximas aulas, ok?..::COMEÇANDO::..
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(Iniciar) (Opções) (Creditos) (Voltar)
Transforme todos os sprites em objetos, abra o objeto iniciar, selecione a opção "step" e clique em "Add Event>>>". Nele iremos colocar o seguinte codigo: (Nao copiem, escrevam!)
- Código:
if (mouse_x > x && mouse_x < x + sprite_widht && mouse_y > y && mouse_y < y + sprite_height && mouse_check_pressed()) ///checa se o mouse foi pressionado {
room_goto(room_jogando); ///muda para a room que esta o jogo
}
if >> abre quase todos os coigos do tgm.
mouse_x >> posição x do mouse (ou esquerda ou direita)
> x >> checa se mouse_x e maior que x
&& >> função que liga um codigo ao outro
< x >> checa se mouse_x e menor que x
+sprite_widht >> ali ele esta falando que todos os codigos atras dele, seram revisados ao mesmo.
mouse_y >> posição y do mouse (cima ou baixo)
> y >> checa se mouse_y e maior que y
< y >> checa se mouse_y e menor que x
+ sprite_height >> ali ele esta falando que todos os codigos atras dele que terminam em outro direção (no caso sprite_widht), seram revisados ao mesmo
mouse_check_pressed() >> checa se o mouse foi pressionado
room_goto(room_jogando); >> muda para a room onde se começa o jogo.
Ok, apos isso clique em "Ok" e depois clique em "Done".
3 - Abra o obj_opções, selecione a opção "step" e clique em "Add event>>>" escreva esse codigo: nele nao vai mudar muinta coisa:
- Código:
if (mouse_x > x && mouse_x < x + sprite_widht && mouse_y > y && mouse_y < y + sprite_height && mouse_check_pressed()) ///checa se o mouse foi pressionado {
room_goto(room_opções); ///muda para a room que esta as opções
}
4 - Abra o obj_creditos, faça novamente o mesmo procedimento de antes ("step" "add event>>>") copie o mesmo codigo, mudando a room onde estara os creditos, no caso no meu:
- Código:
if (mouse_x > x && mouse_x < x + sprite_widht && mouse_y > y && mouse_y < y + sprite_height && mouse_check_pressed()) ///checa se o mouse foi pressionado {
room_goto(room_creditos); ///muda para a room que esta as opções
}
5 - Abra o obj_voltar, faça novamente o mesmo procedimento de antes ("step" "add event>>>") copie o mesmo codigo, mudando a room onde estara os creditos, no caso no meu:
- Código:
if (mouse_x > x && mouse_x < x + sprite_widht && mouse_y > y && mouse_y < y + sprite_height && mouse_check_pressed()) ///checa se o mouse foi pressionado {
room_goto(room_menu); ///muda para a room que esta o menu
}
..::FINALIZANDO::..
Crie uma nova room, coloque os botoes "Iniciar" "Creditos" e "Opções" nela, e nas roons que foram chamadas atraves desses codigos, coloque o botao "Voltar", como nas imagens:- Spoiler:
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Até + :farao: